A calvície é um assunto que tira o sono de muitos homens e mulheres.
Você sabia que no ano de 2018 cerca de 42 milhões de brasileiros, homens e mulheres, sofrem de calvície? Pesquisas realizadas em 2018 apresentaram esses dados surpreendentes.
Pois é, essa pesquisa revelou também que o número de jovens de 20 a 25 com calvície tem aumentado cada vez mais.
O que é calvície?
Conhecida também como alopecia androgenética, a calvície é caracterizada pela redução parcial ou total dos cabelos e dos pelos em uma determinada região da pele. Essa condição corporal é a maior responsável pela perda dos cabelos nos homens e também nas mulheres.
De modo geral, é possível afirmar que a calvície consiste num fenômeno onde os cabelos sofrem um processo de miniaturização -processo de afinamento dos fios, que vão se tornando mais curtos e reduzidos em diâmetro até que desaparecem por completo.
Muitas pessoas acreditam que só há calvície quando os fios de cabelo caem e não voltam a crescer. Isto até acontece em alguns casos, mas são raros.
Calvície no homem x na mulher
Como dito anteriormente, a calvície não atinge apenas homens, mas também mulheres, e pode acontecer em qualquer parte do corpo com pelos/cabelos, sendo que o mais comum de acontecer é no couro cabeludo.
Segundo estudos, o Brasil conta com mais de 30 milhões de homens que sofrem com a calvície, e 10% da população feminina passa pelo mesmo problema.
Esse problema nos pode começar a aparecer nos homens a partir dos 18 anos de forma contínua, com períodos de perdas mais acentuadas intercaladas com outros de estabilização.
Após os 50 anos, o processo da perda se torna mais lento e homogêneo. Já nas mulheres ele começa a ser notado a partir dos 25 anos.
De onde vem a calvície, do pai ou da mãe?
Ao coletarem e estudarem amostras sanguíneas dos homens que sofrem de calvície, os cientistas encontraram frequentemente um gene no cromossomo X associado com a calvície.
Como os homens herdam o cromossomo X de sua mãe, quando ele apresenta calvície é mais provável que isso seja uma herança do avô materno.
No caso dos homens fica mais fácil sabermos pois eles herdam o cromossomo X da parte materna e o Y da parte paterna, quanto as mulheres herdam um X da mãe e outro X do pai.
A dermatologista Ana Lucia Recio afirma que para os homens, basta herdar um gene e ele terá calvície, já para as mulheres desenvolverem a condição precisa herdar o gene tanto materno e paterno. Se ela herdar apenas de um deles, torna-se apenas portadora mas não desenvolve. Por isso, a incidência é maior em homens
Porque os homens têm mais pré-disposição a calvície?
Os homens tem mais tendencia a desenvolverem calvície por questões hormonais. As pessoas que desenvolvem a calvície têm um aumento da ação de uma enzima chamada 5 alfa redutase nos folículos pilosos.
Especialistas dizem que isso resulta na conversão de testosterona em dihidrotestosterona (DHT), que é um metabólito da testosterona de 2 a 3 vezes mais potente que a testosterona. E é a (DHT) que vai agir nos folículos pilosos provendo assim a sua queda gradual.
Como detectar se meu cabelo está caindo mais do que deveria?
Primeiramente, você precisa ter o costume de se observar para poder perceber que algo está errado logo nos primeiros sinais. Nos homens os primeiros sinais surgem, normalmente, na área frontal ou superior da cabeça.
É perceptível o surgimento do “formato M” na parte frontal, que são as famosas “entradas” mais acentuadas nessa região.
É possível notar também uma diferença na espessura do fio, ele vai afinando. A queda em forma de coroa (na parte superior da cabeça) também pode surgir.
Como tratar a calvície
Para trata-la é imprescindível que você procure um médico, pois somente ele poderá diagnostica-lo e recomendar o melhor tipo de tratamento para cada caso.
Mas não se preocupe, existem diversos tipos de tratamentos não invasivos e super eficientes, entre eles temos o Minoxidil Rogaine Men’s Foam.
Minoxidil Rogaine Men’s Foam
Entre todos os produtos para calvície disponíveis no mercado, apenas a loção com princípio ativo minoxidil da marca Rogaine, contém estudos científicos comprovando a eficácia da loção no combate a queda capilar e no rebrotamento de pelos.
O Rogaine Men’s Foam garante que seus, seus fios fiquem muito mais fortes e saudáveis.
Leia mais sobre o minoxidil da Rogaine aqui.
Ele é um produto em forma de espuma e possui inúmeras vantagens em relação ao líquido. O primeiro ponto é o preço, a versão em espuma chega a custar praticamente o mesmo preço que o líquido, porém a aplicação é muito mais prática e o risco de apresentar qualquer efeito colateral é zero, comparado a versão líquida.
O fato de ser em espuma evita quase 100% o desperdício, fazendo com que você retire do frasco, aos poucos, apenas a quantidade necessária.
Um estudo foi realizado com cerca de 400 homens e mostrou que 8 em cada 10 homens que usaram o Rogaine Men’s perceberam o crescimento de novos fios, mais grosso e mais saudáveis em apenas 12 semanas.
Resultado após 8 semanas de uso do minoxidil Rogaine Men’s
Onde comprar o Rogaine Men’s Foam no Brasil?
O minoxidil 5% da marca Rogaine atualmente no mercado é considerado o melhor minoxidil para tratamentos no combate a calvície seja ela feminina ou masculina, no entanto a marca Rogaine é importada, sendo assim poucas são as lojas que comercializam o Rogaine no Brasil.