/* */

Efeito Shedding Hair: O que é? Porque os cabelos caem? Descubra

>

Você já ouviu falar no efeito shedding?

O efeito shedding afeta todos os homens que estão no primeiro ao terceiro mês de tratamento com Minoxidil.

Se trata de um processo natural e necessário para que o tratamento renda bons resultados, mas costuma ser bastante frustrante. Vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o efeito shedding.

Minoxidil é um tratamento para queda de cabelo e crescimento do cabelo amplamente usado para tratar a queda de cabelos. Como a maioria dos tratamentos para queda de cabelo, o minoxidil começa a funcionar imediatamente, mas pode levar vários meses para produzir resultados perceptíveis.

Ao contrário de drogas como a finasterida, que previnem a queda de cabelo bloqueando a produção de testosterona, o Minoxidil é um vasodilatador que age criando um ambiente de crescimento ideal para os folículos capilares existentes.

Mas seu uso pode deixar muitos homens revoltados com a queda de pelos e cabelo. Você sabia que essa queda possui um nome? É o efeito shedding, que significa “derramamento” em inglês e é essencial para que o tratamento com Minoxidil seja eficaz. Vamos te contar tudo que você precisa saber sobre ele.

Efeito shedding

Tanto os fios do cabelo quanto os fios da barba possuem três fases. A anágena, de crescimento, a catágena, de degradação e a telógena, em que ocorre a morte e queda. Depois, um novo fio surge e um novo ciclo começa.

O Minoxidil age nos pelos que estão na fase anágena, prolongando essa fase para que os fios cresçam mais e tenham um ciclo de vida maior. Já os pelos que estão nas fases catágena e telógena também também têm o processo acelerado para que caiam, assim dando espaço para um novo fio, mais grosso e resistente.

Esse é um processo normal e a grande maioria dos homens está ciente de que faz parte do tratamento para crescimento dos pelos.

Por que homens sem pelos vivenciam o efeito shedding?

Mas muitos homens que começam o tratamento com Minioxidil sem possuir pelos no rosto ou na cabeça (ou poucos pelos bem finos), observam logo após a aparição dos primeiros resultados significativos, uma queda nos fios, por volta do primeiro ao terceiro mês de tratamento.

Por que há quedas nesse caso, se antes do tratamento não havia pelos na região? Essa é uma questão que deixa muitos homens confusos. Trata-se do efeito shedding e vamos te contar tudo que você precisa saber sobre ele.

Quando o Minoxidil estimula o crescimento dos pelos em um folículo que anteriormente não se desenvolvia, inicialmente esses pelos crescem bem finos e fracos e consequentemente o ciclo de vida deles será mais breve. Por isso há uma queda durante esse período de 1 a 3 meses após o início do tratamento.

Após o efeito shedding, todos os meus pelos crescerão fortes?

É importante ter em mente que o fator genético contribui muito para o crescimento dos pelos após a queda pelo efeito shedding. Mas que após o fim do efeito shedding hair, os fios voltam a nascer, fortalecidos e saudáveis, graças a loção minoxidil.

Por que meus cabelos caem se uso Minoxidil apenas na barba?

Também há casos em que o tratamento nos pelos da barba ocasiona numa queda dos cabelos. Isso acontece porque o Minoxidil é um medicamento que age na corrente sanguínea. Uma vez que o produto é aplicado na região da barba, é absorvido pela pele e passa a percorrer todo o sistema circulatório.

Dessa forma, o Minoxidil acaba chegando na região da cabeça, e o efeito shedding ocorre nos cabelos. Ao fios mais fracos tem seu processo de crescimento acelerado para que possam cair e dar origem a fios mais resistentes.

Pode ser frustrante de imediato, mas tenha sempre em mente que a queda ocorre para que fios mais fortes cresçam, o que só pode trazer benefícios para você. Vale a pena esperar pelo crescimento.

Não desista do tratamento com Minoxidil por conta do efeito shedding!

Pode ser bastante frustrante cultivar uma barba por meses, gastar rios de dinheiro com produtos importados caríssimos, para ver seus resultados indo embora sem olhar pra trás. Mas esse é um mal necessário, pois após a queda seus após crescerão muito mais fortes e resistentes.

Interromper o tratamento com Minoxidil faz com que todos os resultados obtidos ao longo dos meses sejam descartados. Por outro lado, continuar o tratamento após o efeito shedding garante uma barba mais resistente. Você nadou tanto pra morrer na praia?

Não desista do tratamento por conta de insatisfações do efeito shedding. Esse é um processo natural e necessário para que sua barba/seu cabelo cresçam ainda mais fortes!

Escreva sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *