/* */

Por que não deve usar Minoxidil 10 ou 15%?

Estou vendo em muitos fóruns e redes sociais o Minoxidil acima de 5%, geralmente 8%, 10% ou até o absurdo de 15%. Logo imaginamos… se 5% funciona, usando uma concentração maior, o resultado será melhor e mais rápido, certo?

Será mesmo?

Eu já falo sobre o Minoxidil desde 2013, inclusive o Minoxidilbr.com foi o primeiro site em português falando sobre crescimento da barba com Minoxidil. Nessa época, o Minoxidil era pouco conhecido no Brasil e só “funcionava” no tratamento para calvície.

O que eu quero dizer? Há muitos anos já participo de fóruns gringos sobre calvície, então é natural ver centenas relatos sobre o Minoxidil. Foi nesse período que descobri a eficácia do Minoxidil na barba. Um membro postou o relato e os resultados em fotos no fórum.

Marcas de Minoxidil +5%

Em alguns tópicos falavam sobre o Minoxidil Dualgen-15, da marca Minoxidil Max. Segundo um importador no Brasil, essa versão é a mais potente e completa dos Estados Unidos. Ainda existe outras marcas como a Tugain e Mintop.

Para começar, a FDA (Anvisa americana) só autoriza a comercialização do Minoxidil em 2% ou 5%. Para conseguir uma concentração maior, apenas com a prescrição do médico. Então como essas marcas tem autorização para comercializar? Elas não têm!

No Brasil existe a marca Minxid 15% e outras desconhecidas manipuladas. Nenhuma delas tem selo ou autorização da Anvisa para comercializar ou vender para o consumidor.

Qual garantia de Minoxidil 15%? Nenhuma! Procedência? Zero!

O que a ciência diz?

Não existe nenhum estudocomparando o resultado do Minoxidil 5% com outro superior. Por outro lado, um estudo(1) publicado em 2002 comparou os resultados do Minoxidil 2% e 5%.

Após 48 semanas de tratamento, o Minoxidil 5% foi significativamente superior ao 2%. O grande problema que os efeitos colaterais aumentaram. Os dados mostraram maior quantidade de cabelo, resultado mais precoce e menor queda de cabelo.

Isso significa que aumentar a dosagem, os resultados serão melhores? Nem sempre. Minha experiência com Minoxidil e os milhares de relatos postados aqui, mostraram que a qualidade da marca influencia no resultado final.

Saibam as melhores marcas de Minoxidil aqui!

O estudo também mostrou a maior incidência de efeitos colaterais na concentração maior. Eu também jamais indicaria um Minoxidil acima de 5%, como 8%, 10% e muito menos 15%. Por que?

Efeitos colaterais do Minoxidil em doses elevados

O tema principal dos fóruns que participava era sobre a concentração 15% de Minoxidil, Os resultados foram mais efeitos colaterais e pouca melhora na evolução da barba ou cabelo.

Em comparação com as pessoas que usaram 5% e 15%, os efeitos colaterais com 15% foram significativamente mais frequentes, tais como:

  • Tontura
  • Coceira
  • Queimação
  • Descamação
  • Dores de cabeça
  • Queda na pressão arterial
  • Arritmia cardíaca

Resumindo, além dessas marcas não tem autorização para comercializar essa concentração, não passando nenhuma confiança da sua origem ou originalidade, os resultados são levemente melhores.

Quer colocar em conta o risco? Fique a vontade e depois contem sua experiência.

Escreva sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *